SE ESTIVER PROURANDO "BESTEIRAS", O LUGAR É AQUI MESMO.

POR FAVOR, OLHE PRÁ CIMA . VEJA NOSSO CARDÁPIO DE PÁGINAS. CLICK AÍ, SEU BESTA!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

CIELO É OURO: "QUEM NÃO CHORA, NÃO GANHA"

Cielo arranca o peso das costas e é campeão mundial nos 50m borboleta
Depois de quase um mês vendo seu nome envolvido com acusação de doping, brasileiro volta ao topo e, aos prantos, desabafa dentro da piscina em Xangai

Por Lydia Gismondi
Direto de Xangai, China

Em pouco mais de 20 segundos, Cesar Cielo arrancou das costas o peso de 20 dias. E chorou. Muito. Depois de passar quase um mês nadando no incômodo terreno das explicações, o brasileiro voltou a falar alto nesta segunda-feira, do jeito que mais gosta: com braçadas. Nos 50m borboleta, prova que sequer é sua especialidade, atravessou a piscina em 23s10, castigando a água do Centro Esportivo Oriental com a força de quem viu seu nome ligado ao doping ao longo do mês. Bateu em primeiro, gritou, sentou-se na raia, olhou o placar, chorou feito criança. É este o Cielo que abre os trabalhos em Xangai: absolvido pelo tribunal e novamente campeão mundial dentro d’água.

Choro de campeão: Cielo se emociona ao conquistar o ouro nos 50m borboleta (Foto: Agência Reuters)

É o terceiro título mundial do nadador de 24 anos, que já havia chegado ao topo em Roma, em 2009, nos 50m e 100m livre. Em Xangai, ele também vai nadar as duas provas, suas especialidades. Na quarta-feira, volta à piscina para as eliminatórias dos 100m.
- Essa medalha tem uma sensação diferente. Foi a medalha mais dura da minha vida. Eu imaginei essa cena várias vezes, mas chega na hora você não dá para saber o que vai fazer. Foi um alívio muito grande, muito bom ter vencido a prova. Foi um desabafo deixar toda essa coisa que estava presa sair. Essa prova foi sem dúvida a mais difícil, a primeira depois de tudo isso aí. Era a hora de descontar tudo mesmo - admitiu Cielo.
Da partida ao choro, veja as imagens da conquista de Cesar Cielo nos 50m borboleta
O pódio nesta segunda-feira foi completado por dois australianos. A prata ficou com Matthew Targett (23s28), e o bronze com Geoff Huegill (23s35). O francês Fred Bousquet chegou em quarto, com o tempo de 23s38.

Choro após a glória
Antes de subir no bloco de partida, Cielo mudou seu ritual. Em vez de pegar a água da piscina para cuspir, usou o líquido que estava em sua garrafa. Secou o bloco com a toalha e ficou passando o pé, preocupado em não escorregar. O resto foi o de sempre: bateu forte no peito, fez o sinal da cruz, apontou para o céu e mergulhou para o ouro.

Com tempo de reação de 0s66, esteve sempre na frente. Não chegou a abrir grande vantagem, mas dominou a prova e deixou os rivais para trás. Bateu em primeiro, quebrando o gelo de um mês em que foi visto mais de terno do que de bermuda. Não demorou praticamente nada para cair a ficha.

Cielo sentou na raia e berrou muito com braços abertos para o alto. Chorou copiosamente. Desceu da raia e ficou olhando para o placar por quase dois minutos, como se ainda buscasse a confirmação de que estava no topo do mundo outra vez. Ganhou ali o reconhecimento do público, que começou a aplaudi-lo.

A hora da partida: o brasileiro salta para o ouro nos 50m borboleta (Foto: Agência Reuters)

O ouro veio logo na primeira final de Cielo após o caso de doping. No dia 1º deste mês, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou que o nadador tinha sido flagrado no exame antidoping pelo uso de furosemida. Cielo alegou que houve contaminação de um suplemento alimentar numa farmácia de manipulação de sua cidade, Santa Bárbara D'Oeste. A CBDA aplicou ao nadador apenas uma advertência, mas a Federação Internacional decidiu mandar o caso ao Tribunal Arbitral do Esporte. Três dias antes do início da natação no Mundial, o TAS decidiu manter apenas a advertência e liberou o nadador para a disputa.
Desde a primeira vez em que caiu na piscina em Xangai, Cielo parecia determinado a voltar ao topo, ainda que no nado borboleta, que não é sua especialidade. Ele foi o mais veloz das eliminatórias e da semifinal. Na decisão, manteve o ritmo e nadou para o ouro.

Confira o resultado completo dos 50m borboleta:
1.CÉSAR CIELO BRA) - 23s10
2. Matthew Targett (AUS) - 23s28
3. Geoff Huegill (AUS) - 23s35
4. Fred Bousquet (FRA) - 23s38
5. Florent Manaudou (FRA) - 23s49
6. Steffen Deibler (GER) - 23s55
7. Jason Dunford (KEN) - 23s60
8. Andriy Govorov (UCR) - 23s64

Fonte - globo.com