Cientistas descobriram porque alguns atletas dominam as pistas de corrida e outros, as raias da piscina. Segundo o estudo publicado, o que faz a diferença é o umbigo!
Não importa se o atleta tem a cicatriz de nascença para dentro ou para fora, mas sim, a sua posição em relação ao restante do corpo.
O umbigo é o centro de gravidade do corpo, e tomando-se dois corredores ou nadadores da mesma altura, um negro e outro branco, “o que importa não é a altura total, mas a posição do umbigo, ou do centro de gravidade”, declarou Andre Bejan, professor da Universidade de Duke e principal autor do estudo.
“Os indivíduos de origem africana têm pernas mais compridas do que as dos atletas europeus, o que significa que seu umbigo fica três centímetros acima do dos brancos, o que lhes confere uma vantagemnas pistas de corrida”, disse Bejan.
Já na piscina, os brancos levam vantagem porque têm troncos mais longos e o umbigo é mais baixo no esquema geral da arquitetura do corpo.
“O nadador que produzir a maior onda é o mais rápido, e um tronco mais longo gera ondas maiores. O tronco dos europeus é 3% mais longo que o dos africanos, o que lhes confere uma velocidade 1,5% maior na piscina”, afirmou.
Nota: Muitos cientistas evitaram realizar estudos para verificar por que os negros são melhores corredores e os brancos, melhores nadadores, devido ao que o estudo chama de “ângulo racial óbvio”.
Fonte: Universidade de Duke – EUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário