I
Inicia o mês de dezembro e todo mundo começa a se preparar para as festas de fim de ano, principalmente o Natal, onde comemora-se o nascimento de Cristo, mas a verdade é que ele não nasceu dia 25 de dezembro, muito provavelmente nem nasceu nesse mês...
O fato é que ninguém pode responder com certeza quando Jesus nasceu, afinal naquele tempo não existia certidão de nascimento nem RG, ou seja, não haviam registros de nascimentos e coisas do gênero, apenas os muito ricos tinham isso, mas esse não era o caso de Cristo.
A data de 25 de dezembro foi escolhida mais por comodidade do que qualquer outra coisa. Muitos anos antes de existir qualquer relato de um Messias, muitas religiões louvavam a natureza, assim sendo suas datas comemorativas tinham a ver com o Sol, Lua e as estações. Por isso o final de dezembro é uma data importante, pois é quando ocorre o Solstício de inverno, que marca o dia mais curto do ano. A partir dessa data os dias ficam mais longos, por isso o solstício de inverno era comemorado como o dia do renascimento pelas religiões egípcias, persas, romanas e muitas outras que vieram antes da cristã.
Assim sendo, quando os cristãos estavam estabelecendo sua religião, resolveram reutilizar da data comemorativa dos pagãos e colocaram o nascimento de Cristo no dia do solstício de inverno, para que o povo que já comemorava o renascimento do sol pudesse comemorar o nascimento de Jesus sem ter que mudar seu calendário de festas.
Assim nasceu o Natal, que de nascimento de Cristo só tem o nome, pois na verdade é uma festa pagã manipulada para virar cristã e facilitar a aceitação do povo em relação a nova religião, assim como diversas outras datas de festas que vieram de outras religiões e foram apenas adaptadas para a nova cultura cristã.
Essa é a verdadeira história do Natal, mas ninguém dá muita bola para ela, afinal todo mundo quer mesmo saber de ganhar seu presente ou aumentar suas vendas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário