Axilas no seu rosto, empurra-empurra, aperto, transpiração excessiva e superlotação serão coisas do passado, pelo menos é o que promete a próxima geração de metrôs – trens Inspiro – conceito desenvolvido pela Siemens. O “metrô do futuro” é 30% mais eficiente e 20% mais leve do que os modelos utilizados atualmente.
Esse novo transporte poderá ser construído na Inglaterra se o prefeito de Londres, Boris Johnson, concordar. São totalmente climatizados e bem mais espaçosos que os vagões atualmente em circulação em Londres e o valor poderá chegar a aproximadamente dois milhões de reais por vagão.
O protótipo será apresentado na exposiçao ‘Going Underground: Our journey to the future’, que terá início em 8 de outubro de 2013 e marcará o 150º aniversário do London Underground.
‘Londres, assim como outras grandes cidades ao redor do mundo, enfrenta desafios significativos de transporte, como resultado do crescimento populacional contínuo e crescente demanda de capacidade”, explicou Steve Scrimshaw, diretor da Siemens. Segundo ele, a exposição destacará algumas das inovações que podem ser consideradas pelas cidades para melhorar os sistemas de metrô e propiciar uma viagem com mais conforto aos passageiros.
O portal R7 lembra que ”por dentro, a novidade não é muito grande, as instalações são semelhantes as que podem ser vistas nos trens da linha amarela da cidade de São Paulo, por exemplo. Não existem divisões ou portas para dar passagem para outro vagão”.
As portas foram retiradas para dar mais espaço nos vagões, que serão 30% mais espaçosos que outros metrôs de Londres. Além disso, a Siemens garantiu que os passageiros serão beneficiados com abertura de portas mais largas, com o objetivo de evitar a aglomeração na entrada (ou empurra-empurra mesmo aqui no Brasil!!!).
Confira o vídeo de apresentação do metrô do futuro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário